A Casa da Calçada, na região do Alto Douro, possui uma planta regular com organização simétrica, de matriz erudita. O solar e a capela, que constituiem a frente de rua de um pequeno largo, são um elemento fundacional da aldeia.
A casa foi a sede de um vasto conjunto de propriedades e, como tal, têm a si agregados vários pequenos edifícios de carácter agrícola de apoio às actividades produtivas. Estes chegaram até nós em estado de abandono. Trata-se de um conjunto de pequenos edifícios de cariz vernacular em torno de um pátio secundário, que agora se adaptam a um hotel.
A proposta resume-se à dispersão nos elementos na propriedade, utilizando as ruínas, deixando que a vinha prevaleça, e que a casa mãe domine sobre esta, como sempre aconteceu. A proposta consistiu em abrir e revelar espaços outrora ocupados com construções espúrias. As proporções detes pequenos edifícios foram corrigidas e novos materiais encontram o seu lugar entre as pedras de xisto e granito. A piscina descobre-se no interior da ruina de maior dimensão.
Projecto: Hotel nas Vinhas do Douro
Localização: Douro, Portugal
Data: 2001/2002 – 2009/2012
Area: 1600 m2
Arquitectura: Ricardo Carvalho + Joana Vilhena
Equipa: Joana Vilhena, Ricardo Carvalho, José Roque, José Maria Rhodes Sérgio e Nuno Gaspar
Estruturas: Multilayer
Instalações e Equipamentos de Águas, Eléctricos e Mecânicos: Multilayer e Sunductil
Cliente: Privado
Empreitada: Figueiredo e Figueiredo Lda
↧